1. O prazo máximo de permanência no mesmo local em visita deve ser de 48 horas.
2. As águas cinzentas (deposito do lava-loiça e duche) devem ser despejadas em locais apropriados (áreas de serviços para autocaravanas). Caso não esteja numa zona onde possa usufruir de uma destas infraestruturas, poderá recorrer a um Jetwash (local de lavagem de veículos) ou a uma gasolineira que tenha uma estação separadora de hidrocarbonetos.
3. A cassette do WC deverá ser despejada e lavada nas áreas de serviço, nos sanitarios das gasolineiras ou nos sanitários públicos (infraestruturas das autarquias). Nunca despejar nas sarjetas!
4. A exposição externa à autocaravana de materiais de campismo, como mesas, fogareiros, cadeiras, toldos, etc. deve ser limitada aos parques de campismo. Esta prática é proíbida no autocaravanismo itinerante, bem como, a abertura de janelas que alarguem o espaço limite de ocupação do espaço externo da autocaravana.
5. O lixo produzido na autocaravana deve ser depositado em caixotes de lixo e nos eco pontos.
6. O autocaravanista deve ter o cuidado de deixar o local onde pernoitou tão ou mais limpo do que como o encontrou.
7. O estacionamento de uma autocaravana deve ser feito em locais com espaço suficiente ao gabarito do veiculo. Não deve nunca tapar a montra de qualquer estabelecimento comercial, a vista de monumentos ou locais de interesse paisagistico.
8. Proibido ligar geradores no exterior da autocaravana, pois incomodam o descanso de outros autocaravanistas ou população em geral.
9. Promover o comércio dos locais que visitamos fazendo compras em lojas e supermercados e frequentando a restauração além de visitas a museus.
10. Respeito…
- Respeitar a natureza e o património cultural.
- Evitar a formação de concentrações de ACs.
- Só estacionar em lugares adequados.
- Privilegiar o comércio tradicional local.
- Estar e ser discreto e cortês com todos.
- Inter-agir amigavelmente com o próximo.
- Tentar cumprir e manter estes princípios.
- Observar sempre o bom senso e bom gosto